Serviço Social - 2018

Display:

RESUMO

Este artigo tem como foco principal da pesquisa, o trabalho do profissional de Serviço Social no âmbito da educação especial realizado no NAEE/CRIE, localizado no município de Belém. O objetivo principal é conhecer os desafios da atuação do/ a assistente social no NAEE tendo como público alvo alunos com deficiência e suas respectivas famílias. Para tal procedimento metodológico foi necessário a pesquisa qualitativa através da observação e estudos bibliográficos para a compreensão aprofundada, por meio de autores como Mazzota(2011), Maia(2010), Mendes(2010), Mendonça e Souza(2016), dentre outros, que nortearam o processo investigativo da pesquisa. Percebe-se a importância do Serviço Social na educação, com ênfase na educação especial, pois a sua intervenção contribui para o desenvolvimento do usuário no meio social em que está inserido. O Serviço Social no NAEE busca orientar as famílias de educandos com deficiência, por meio do acolhimento, entrevista, social visando a garantia de direitos destes usuários agregando em suas atividades laborativas métodos e técnicas baseados na dialética da profissão , Porém as dificuldades presentes como infraestrutura inadequada, falta de recursos materiais, atrapalham o fazer profissional das/os assistentes sociais do NAEE. Nesse contexto, as/os profissionais buscam trabalhar embasados no código de ética, buscando estratégias para exercerem uma atuação profissional de qualidade relacionada a teoria e prática.

RESUMO

Este artigo tem por objetivo, no contexto do envelhecimento, analisar a importância da participação familiar no cuidado do idoso. O intuito dessa investigação é fazer uma reflexão acerca da política pública da assistência social enquanto direito de proteção social. A escolha do referido tema se deu viabilizando questões de ordem social, uma vez que foi observado o tratamento funcional que é direcionado aos familiares do idoso. O objeto de estudo foi entendido mediante a teoria crítica, fundado no materialismo histórico e dialético. A abordagem metodológica é a qualitativa, visto que tem como instrumento basilar o levantamento de dados inerentes às motivações de um grupo. A pesquisa foi embasada na Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso, enquanto legislação primordial, no que diz respeito ao atendimento das necessidades do segmento idoso. É um estudo de extrema relevância, pois a atual realidade do território nacional necessita trabalhar de forma mais efetiva as políticas sociais para esta grupo social na perspectiva do fornecimento de vínculos familiares no cuidado com o idoso.

RESUMO

O tema abordado terá como principal objetivo discutir sobre a importância da reinserção social do egresso do sistema prisional do estado do Para, após a saída do cárcere. Identificando o processo que viabilizam a ressocialização, através da inserção do egresso no mercado de trabalho, dentro da lógica do estado capitalista. Analisando as dificuldades enfrentadas pelos egressos no seu cotidiano, compreendendo limitações e obstáculos vivenciados pelos egressos diante raras oportunidade que o Estado disponibilizar, e dialogar com a lei de execução penal - LEP sobre a política direcionada aos egressos do Sistema Penitenciário. Metodologia da pesquisa acontecerá de forma descritiva que descreve característica, de determinadas populações ou fenômenos quanto ao procedimento técnico será o levantamento documental, Com conteúdo sobre a reinserção social do egresso através do mercado de trabalho outrora custodiado pela SUSIPE, e serão feitos trabalhos de pesquisa por livros, revistas, jornais, artigos, relatórios, site e etc. e compreendendo o ideal do que vem a ser a pesquisa, o trabalho terá o intuito de trabalhar a pesquisa qualitativa, para a realização da pesquisa será com os dados dos atendimento da coordenadoria de assistência ao egresso e família CAEF. Concluindo que houve um decréscimo nos encaminhamentos de egressos para o mercado de trabalho no ano 2017 responsabilizando o Estado sobre este decréscimo.

RESUMO

Este estudo tem por foco analisar os fundamentos da profissão, a partir do XV Encontro Nacional De pesquisadores em Serviço Social. A presenta uma análise sobre o que vem sendo produzido pela categoria profissional de Serviço Social. Por meio da análise de conteúdo evidencia-se um conjunto de tendências na produção do conhecimento em serviço social, com ênfase na formação profissional, via estagio supervisionado e processos de trabalho dos assistentes sociais. Totalizaram no evento 1373 participantes dentre pesquisadores da área e de áreas afins, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de serviço social, inseridos nos mais diversos espaços sócio ocupacionais. Desse total, 1089 foram arguidos e aceitos, sendo que 917 foram publicados nos anais do evento, a saber, 799 comunicações orais e 85 comunicações em formato de pôster e 33 mesas coordenadas. Destaca-se que o Eixo Fundamentos, Formação e trabalho profissional, representa o segundo maior grupo de trabalho que obteve maior número de produções, isto é, 216 comunicações orais, 25 comunicações em formato de pôster, perfazendo 261 trabalhos. Portanto, sua produção teórica nos anos recentes, debatendo a importância de conhecer e entender a continuidade dos fundamentos em suas três dimensões, contemplando o sentido de totalidade da profissão - que orienta as construções estratégicas presentes no projeto ético político.

RESUMO

O envelhecimento atualmente é visto como fenômeno social diante do crescimento da população idosa, justificando discussões e reflexões sobre os desdobramentos disso no mundo moderno. Este estudo trata do processo de envelhecimento na cidade de Belém do Pará, em que a particularidade está localizada na Universidade da Terceira Idade, no campus 1 da Universidade Federal do Pará. A análise do objeto de estudo – Quem são os velhos e velhas da UNITERCI – teceu-se pelo olhar dialético materialista, via pesquisa quanti-qualitativa, subsidiada pela investigação documental e bibliográfica sobre o tema e sua relação com o Serviço Social. Esta experiência pôs em relevo o perfil socioeconômico do grupo de velhos e velhas da 34ª turma, assim como este grupo constroem e se relaciona com a sociabilidade da velhice. O artigo vincula o tema ao Serviço Social enquanto profissão, numa visão transformadora e crítica da realidade social.

 RESUMO

O município de Belém no processo de gravidez precoce entre a faixa etária de 12 a 18 anos à luz do olhar do/a Assistente Social na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará- FSCMPA e o enfrentamento de seus desafios e limites dentro da instituição, como também conhecer o conceito de adolescente para as instituições como a ECA e a OMS e suas políticas implementadas e sugerir possíveis melhorias no atendimento das gravidas adolescentes foi o objetivo desse trabalho. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica e a observação no período de estágio na FSCMPA. Autores que embasaram a pesquisa/ base teórica: Caldeira (2000), Guanabens (2012), Yamamoto (2011), Mioto (2005), (2004), Pantoja (2003), entre outros. Os resultados alcançados foram que se faz necessário uma mudança no atendimento das gravidas adolescentes nas instituições como a FSCMPA. Trataremos a pesquisa com a compreensão do que significa conhecer a realidade das adolescentes e aplicar políticas que garantam melhorias no atendimento das gestantes precoces.

 RESUMO

O presente ensaio evidencia o complexo do Ver-o-Peso, no que pese uma das maiores identidades culturais, sociais, políticas, ambientais das relações de produção e reprodução da vida da sociedade paraense. Nesse sentido buscou compreender TRABALHADORAS, Informalidade no Mercado de Carne na Feira do Ver-o-Peso, a fim de analisar os impactos do trabalho informal na vida das mulheres que trabalham nos boxes do Mercado de Carne, tomando como referência a partir da ótica da sociologia e a economia política do trabalho, desvendar a lógica do trabalho informal que implica na reprodução dessas mulheres. Análise tem por base a metodologia da pesquisa qualitativa, que foi subsidiada por pesquisa documental e bibliográfica. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista e os dados foram analisados por trajetória de vida. Percebe-se que o capital contemporâneo cria e recria modos que viabilizem sua expansão. O modo de organizar a produção estabelecida na vigência da ampliação do lucro, sem nenhuma garantia social.

RESUMO

O presente artigo tem como análise principal fazer uma reflexão acerca da urbanização em Belém do Pará, trazendo consigo a discussão sobre a segregação imposta pelo processo capitalista, ao que culminou na ocupação da comunidade denominada Vila da Barca, localizada no bairro do Telégrafo, no centro da cidade de Belém. Tendo por objetivo principal identificar os impactos do Projeto de urbanização e habitação na vida cotidiana dos moradores que ali residem. Trata-se de uma pesquisa voltada para o método crítico-dialético. O tipo de pesquisa realizada foi de cunho exploratória, sendo desenvolvida através da pesquisa qualitativa, resultando também através da pesquisa bibliográfica e documental. O referido trouxe consigo para elucidar sobre a questão do Estado capitalista os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels, e o geógrafo David Havey. Pode-se constatar durante a experiência in loco através do Projeto de extensão intitulado “Direitos sociais e educação ambiental na Vila da Barca: A comunidade acadêmica apoia essa barca”, que os resultados pretendidos pelo Projeto de urbanização e habitação não foi eficaz em solucionar o problema de habitação na comunidade, haja vista, grande a insatisfação dos moradores contemplados com as novas unidades habitacionais, por diversos motivos, dentre eles a questão do aumento no custo de vida. Além disso a não conclusão do projeto, resultou em unidades abandonadas, resultando então em refúgios para consumos de drogas no local, ocasionando ainda mais o acirramento das expressões da questão social

 

RESUMO

Compreender a realidade das famílias dos (as) educandos (as) da educação especial é essencial para responder às demandas que se apresenta ao Núcleo de Avaliação Educacional Especializada (NAEE). Portanto, este estudo tem como finalidade promover uma reflexão relevante a respeito das famílias da educação especial, em Belém do Pará, tendo como objetivo analisar o perfil das famílias atendidas no referido NAEE pelo Serviço Social. Neste sentido, os dados aqui apresentados tem como base uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e quantitativa, sendo realizado um estudo documental dos materiais (relatório institucional e instrumental do Serviço Social) para tratamento analítico. Para tanto, utilizou-se autores como Mazzotta (2011), Maia (2010), Miranda e Matos (2013), Moreira (2013), Petrini (2003), Ferrari e Kaloustian (2011), dentre outros, que subsidiaram a pesquisa. Por meio dos atendimentos sociais das famílias dos alunos (as) avaliadas em 2017, considerando: tipificação familiar, escolaridade, beneficio Bolsa família, renda familiar e vínculos empregatícios destas famílias foi constatado que tais famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

RESUMO 

Nesse artigo propomos conhecer as causas que levam idosos a buscarem atendimento no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, uma inquietação surgida na oportunidade de estágio curricular obrigatório no período de setembro de 2017 a dezembro de 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, com o método da observação. No plano teórico destacamos como norteadores para o Serviço Social Iamamoto (2000), Yasbek (2001) e Vasconcelos (2018), dentre as legislações pertinentes ao idoso, CF brasileira/88 e Estatuto do idoso. O estudo resultou a importância psicossocial do/a assistente social junto aos idosos que procuram o CAPS. É um tema de extrema relevância pelo expressivo envelhecimento populacional que sugere a organização da sociedade como um todo na perspectiva de promover a qualidade de vida a esses sujeitos.

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo abordar uma discussão a cerca da efetivação da Política Nacional de Humanização na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana, a partir da vivência de estágio na Clínica Pediátrica. Para isso, o estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, onde aborda a implementação da PNH enquanto uma política transversal, que traz em si o potencial de ser apreendida em perspectiva ampliada, voltada a um atendimento humanizado, que abrange o novo modelo de clínica ampliada e por sua vez, a possibilidade do acolhimento humanizado, e a efetivação da PNH na FHCGV e no setor de clínica pediátrica, além de abordar os avanços e desafios da contribuição do Serviço Social para efetivação da PNH.

 RESUMO

O presente artigo tem como análise principal fazer uma reflexão acerca da política de saúde mental e o Serviço Social e os desafios e avanços no atendimento aos usuários em Centro de Atenção Psicossocial - CAPS contextualizando as transformações sócio histórica que a saúde mental brasileira vivenciou com o processo de Reforma Psiquiátrica, permitindo uma ampliação dos espaços sócio ocupacionais da profissão. O objetivo geral foi conhecer a atuação do assistente social em centro de atenção psicossocial-CAPS. Para este estudo recorremos à pesquisa bibliográfica e de observação participante e por fim um estudo documental. O referido artigo estuda a reforma psiquiátrica a partir da influência do médico-psiquiatra Franco Basaglia, precursor da reforma psiquiátrica italiano. Apesar dos avanços obtidos com a política de saúde mental, a realidade aponta para um campo desafiador para a atuação do Serviço Social.

 RESUMO

Este trabalho procurou compreender a realidade dos presos no sistema penitenciário é essencial para analisar as demandas que se apresentam ao Serviço Social. Este estudo tem como finalidade promover a reflexão acerca dos limites e possibilidades da atuação profissional frente aos grandes desafios que se presentam no Sistema Penitenciário Paraense, a partir de um estudo no Centro de Progressão Penitenciário de Belém- CPPB. Deste modo, os dados apresentados têm como base pesquisa exploratória de natureza quantitativa e qualitativa, sendo realizado sobre uma visão crítica. Neste sentindo, utilizou-se autores como: Borgianni (2004) Foucault (1987), Gramsci (2000), Melossi (1993), dentre outros que subsidiaram a pesquisa. Por meio dos atendimentos individuais e coletivos, e os diálogos direto com o Serviço Social da unidade prisional identificou-se diversas expressões da questão social para se enfrentar, como também algumas fragilidades nesta profissão.

 RESUMO

O presente artigo almeja avaliar o Programa de Aprendizagem como forma de medida socioeducativa para Adolescentes em Conflito com a Lei na Associação Proativa do Pará, verificando se o mesmo ressocializa, de fato, estes adolescentes. A pesquisa bibliográfica explanou sobre a evolução da legislação para crianças e adolescentes no Brasil desde o Código de Mello Mattos até o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também houve a exposição do conceito de: ato infracional e as pessoas que estão sujeitas a esta contravenção penal segundo a lei; medidas socioeducativas; e os procedimentos de cada medida em espécie e da inimputabilidade penal bem como as garantias e os direitos fundamentais deste público. Por fim, a experiência no campo de estágio em particular com o Serviço Social, foi fundamental para realizar uma observação participante na Proativa. Para efetivar a pesquisa foram utilizados como base teórica os seguintes autores: Bandeira, Frasseto, Machado, Ronconi, Wieczinsky, além do Código da Criança e do Adolescente e a Legislação da Lei da Aprendizagem. Verificou-se enfim a eficácia do Programa de Aprendizagem enquanto medida socioeducativa sob a reponsabilidade da Associação Proativa do Pará.

 RESUMO

O presente artigo propõe analisar as mudanças ocasionadas pela política neoliberal na educação especial e consequentemente na prática profissional do/a assistente social. Assim, apresenta-se uma breve compilação dos principais fatos que traçam esta temática, no sentindo de compreender os desafios e limitações que o/a assistente social enfrenta no Núcleo de Avaliação Educacional Especializada/NAEE. Em uma perspectiva materialista histórico dialética, o presente texto tomou premissas bibliográficas que discutem a trajetória da educação especial objetivando explorar um estudo sobre a atuação do Serviço Social neste campo, analisando assim as transformações ocorridas para o exercício profissional, frente ao desmonte do aparelho estatal. Para tanto, utilizou-se autores como Sposati (2002), Kassar (2011), Sassaki (2003), Lopes e Galvão (2001), Matos e Miranda (2013), Netto (1996), Faleiros (2006), dentre outros, que subsidiaram a pesquisa. Assim, foi possível identificar que a profissão, ainda que condicionada a fatores estruturais, conjunturais e institucionais, em particular no NAEE, busca exercer uma prática profissional pautada conforme o seu código de ética preconiza sua ação.

RESUMO

O trabalho discorre sobre a atuação do Assistente Social no Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa de Misericórdia Pará, na sensibilização das mães quando a importância da amamentação e da doação de leite humano, assim na orientação sobre os benefícios do leite materno, tanto para a mãe quando para o recém-nascido. E salienta a importância da amamentação como condições preventivas da mortalidade infantil, assim como na recuperação de bebês, internados na neonatologia do hospital. Sobretudo, a pesquisa aponta o (re) conhecimento legal e cultural do direito a amamentação nos primeiros seis meses de vida.

 RESUMO

 O presente artigo é resultado do período de estágio em uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA, no bairro da Sacramenta em Belém-PA, e tem como objetivo analisar teoricamente a realidade no Plantão Social, tendo como referência o Projeto Político Profissional. Desse modo, entende-se que o plantão é um espaço de atuação desafiante para os profissionais comprometidos com a construção de práticas democráticas e coletivas. Contudo, se faz necessário conhecer as contribuições e desafios desse profissional diante da população que utiliza os serviços de urgência e emergência. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica por meio de revisão da literatura e da vivência de estágio na unidade. Nesse cenário, o assistente social se insere em uma realidade complexa e contraditória que muitas vezes dificulta propiciar a integralidade do atendimento.

RESUMO

Este estudo trata da percepção do cotidiano da prática profissional do Serviço Social no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AMAZÔNIA. Destaca-se que o mesmo, foi construído a luz do materialismo histórico dialético, por via da pesquisa qualitativa, subsidiada, por pesquisa bibliográfica, documental. Assim como realizou-se observação participante, no período do estágio supervisionado em Serviço Social. Apreende-se sobre o processo de trabalho do Serviço Social na Saúde Mental. Constata-se que o Serviço Social no CAPS realiza um trabalho indispensável, pois evidencia a realidade na direção da efetivação dos direitos, mesmo nos limites da execução das ações de forma democrática na garantia de direitos sociais.

 RESUMO

 

O presente artigo tem como objetivo analisar as produções teóricas do serviço social sobre o tema violência obstétrica. A pesquisa buscou analisar as produções teóricas, além de situar a realidade deste tipo de violência que acomete muitas mulheres que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS). Para tais discussões foi necessário todo um percurso teórico e o debate do movimento feminista esteve presente, pois esse movimento foi fundamental para a visualização enquanto violação do direito das mulheres, pois por muito tempo permaneceu obscurecida. A metodologia usada para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, que tem como foco o levantamento de dados utilizando-se de artigos, revistas, monografias e livros para auxiliar no embasamento teórico. Autores como: Diniz e Duarte (2014), Aguiar; D’Oliveira; Scharaiber, (2013), Andrade (2014), Hotimsky; Venturi (2013), entre outros. A partir da pesquisa foi possível constatar que a temática da violência obstétrica ainda é pouco discutida teoricamente no campo do Serviço Social, realidade que esta afirmada a partir da residual publicação de artigos científicos e livros sobre a temática.